terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Salada de tomate verdadeira




Esta receita eu tirei do livro "Jamie Oliver - o chef sem mistérios". Jamie Oliver tem a fama de fazer pratos práticos e sofisticados ao mesmo tempo, como ele mesmo diz no livro "Sua cozinha era do tamanho de um guarda-louças", então fica muito fácil aprender e refazer com os mantimentos da sua própria casa.
Bem, para fazer um prato individual eu utilizei das minhas próprias medidas e modificações:


Tomates variados (eu prefiro a combinação do tomate italiano, cereja e cereja amarelo), sendo:
      1/2 tomate italiano ou qualquer outro;
       4   tomates cereja e cereja amarelo
 Um pouco de alho e ceboa roxa ou chalota*
 Sal marinho
 Pimenta do reino moída na hora (eu utilizei da pimenta branca em grãos, pois deixa a salada mais suave)
 Orégano seco
  Manjericão rasgado (usei do seco e em menor quantidade do que o orégano)
  Pequena quantidade de vinagre
  (Bastante) Óleo de oliva extravirgem.

Corte os tomates na espessura que você desejar e acomode-os em uma travessa ou bandeja, não se importe em caprichar na estética. Pique bem fino um pouquinho de alho e faça o mesmo com um pouco de chalota ou cebola roxa (caso nao queira usar a cebola roxa apenas aumente a proporção da cebola normal). Espalhe o alhoe a cebola sobre os tomates sem a necessidade de que acomodem à todos. Polvilhe a salada com sal marinho, pimenta do reino em grãos moída na hora (no caso a branca)e orégano seco - cheire o orégano para checar a qualidade -. Espalhe sobre tudo algumas folhas de manjericão rasgado ou seco, regue um pouco de vinagre e bastante óleo de oliva extravirgem.
Esta receita pode parecer simples, entretanto um prato individual equivale à uma refeição, sendo prática, deliciosa, saudável e satisfatória.

*chalota: cebola cumprida asiática.

Eu recomendo, principalmente porque sou maniaca por tomate :)

D.Lola ;)      

2 comentários:

  1. Eu provei esta receita de tomates, e me surpreendeu o paladar sofisticado e gostoso que uma salada de tomate pode ter.
    Recomendo que todos provem.
    DELICIOSO!!!!
    Solange Percário

    ResponderExcluir
  2. Provei a salada e achei ótima! A combinação de temperos é perfeita e ao mesmo tempo respeita o sabor natural dos tomates. É um prato que satisfaz e ao mesmo tempo deixa um gostinho de quero mais.
    Também recomendo!!!!
    Eliana (Mamizila)

    ResponderExcluir